Site
▼
domingo, 10 de fevereiro de 2013
era uma vez...*por vezes tenho receio de me estar a divertir mais do que os participantes das oficinas. Adoro ver as folhas brancas a ficarem preenchidas com histórias, as que eles querem contar e as que nós vemos. A tarde de ontem foi muito bem passada, na sala de actividades da biblioteca de Silves (com uma vista bonita e uma luz incrível). Gostei muito dos resultados quer das crianças, quer dos adultos que as acompanharam.
Cada vez mais acredito no poder do desenho para tornar as pessoas mais felizes. Acredito que todos podem desenhar e muito bem! A minha ideia de desenho bonito e bem feito não é o desenho realista, é aquele que consegue mostrar o que se viu, o que se sentiu, o que se imaginou, o que se quer contar.
Na minha opinião todos temos essa capacidade, só que uns desenvolvem-na e outros deixam de a usar. Tenho muita pena que nas escolas se esteja a cortar cada vez mais nas disciplinas de desenho, música, artes e ofícios, filosofia, língua portuguesa e estrangeira. Já se nota a dificuldade de expressão e compreensão das pessoas, mas daqui a uns anos será mais evidente. Ontem, mesmo os participantes mais tímidos, conseguiram mostrar e explicar mais do que alguns jovens de vinte e poucos anos. Ouvir e ler o que dizem e escrevem alguns recém licenciados é arrepiante.