quinta-feira, 27 de novembro de 2014


almofada* todas as crianças sabem que as fadas dos dentes são ávidas coleccionadoras de dentes de leite, o que não sabem é que elas trabalham muito. De manhã fazem doces, depois, durante a tarde, enquanto os chocolates, rebuçados, caramelos, frutas cristalizadas, arrefecem, consultam os calendários e os nomes das meninas e dos meninos a quem vão cair dentes nesse dia, de seguida formam as equipas de recolectoras:
Lírio da Noite e Rosa Celeste - rua das Flores - incisivo lateral superior da Lara e primeiro molar superior da Mia;
Narciso Poente e Açucena Nascente - rua da Liberdade incisivo central inferior do Vasco e de seguida passam na travessa da Laranjeira onde o Renato perdeu um canino superior… e assim continua a coordenadora do núcleo de fadas dos dentes a fazer a chamada das equipas.
No início do pôr-do-sol já todas as fadas estão prontas e assim que o último raio de luz solar desaparece as equipas começam a sair.
Do lado de fora das janelas dos quartos das meninas e dos meninos desdentados, as fadas certificam-se que os dentes são colocados por baixo das almofadas, esperam ansiosas pelo fim das histórias que os pais estão a ler. Depois dos beijinhos dados, das almofadas e lençóis aconchegados, apagam-se as luzes e tem início a grande missão de trocar dentes de leite por doces. Todas as fadas dos dentes têm um certificado de treino ninja e até hoje não houve uma única criança que se tivesse apercebido da presença destas criaturas aladas nos seus quartos.