semana número 2*
O fim-de-semana começou com céus dramáticos. Gosto muito de acordar cedo e gosto muito de chuva, talvez isso fosse diferente se vivesse onde os invernos são frios e menos secos. Independentemente dos comportamentos atmosféricos adoro a música I can't stand the rain de Ann Peebles.
Li Mendigos e Altivos (Mendiants et orgueilleux) de Albert Cossery e não me lembro de nenhum livro que me fizesse ter tantas questões, quero saber porque razão as personagens são tão superficiais e semelhantes entre si, há pouco que as distinga, porque são tão incoerentes, tão desumanas em que o seu estilo de vida parece, em simultâneo, ser glorificado e desprezado pelo autor. Gostava de saber se tudo isto foi intencional. Todas as personagens femininas são nacos de carne. (Se ainda não é óbvio não gostei do livro). Acredito que se as personagens tivessem alguma coisa... não sei o quê, talvez se se parecessem mais com pessoas, talvez aí tivesse gostado.
Há no livro uma informação sobre Cossery onde se lê: o autor adepto da indolência e profeta do prazer e da preguiça, sempre fez questão de não ultrapassar as suas médias: uma linha por semana, um livro de oito em oito anos.
Mas as contas não batem certo, só se uma linha fosse um parágrafo e mesmo assim...
Gosto muito de personagens bem construídas e de diálogos, Eça de Queirós e Jane Austen habituaram-me mal, génios a escrever ambos. Em Mendigos e Altivos também os diálogos são... esquisitos, o que faz sentido, personagens deficientes em humanidade dificilmente falariam como pessoas.
Esta semana vi Together Together, um filme que me fez concluir que gosto de filmes com poucas personagens, sendo que entre os meus preferidos estão: Locke, onde Tom Hardy faz uma interpretação brilhante e Blue Jay. Em todos estes filmes os diálogos são excelentes. Together Together agradou-me por não cair na mesmice de sempre e falar de outros tipos de amor. Duas pessoas tristes a fazer o que podem por viver melhor e por serem mais elas próprias e não o que os outros esperam deles.
Esta foi uma semana muito boa, quando faço alguma coisa com madeira fico sempre bem disposta, recuperei uma cadeira, que tinha o assento partido, substituí uma trave num banco e construí uma espécie de bengaleiro.