sábado, 4 de fevereiro de 2023

semana número 5*
(de sexta a sábado)

Jordan Peele é daqueles criativos que parece que em tudo o que toca faz qualquer coisa de especial. No fim-de-semana vi o seu Us, e agora para completar a caderneta só me falta Nope. Lupita Nyong'o... abençoada hora em que decidiu ser actriz. Os miúdos são todos fantásticos: Madison Curry, que interpretou Adelaid em criança, Shahadi Wrigth Joseph, que já é adulta, mas interpretou Zora, uma adolescente, na perfeição e, claro, Evan Alex cuja personagem - Jason, um miúdo ilusionista (essa parte até podia ter sido mais explorada) foi quem topou tudo. Bastava o olhar dele para completar o filme, mas infelizmente seguiu-se a explicação do que já era evidente há não sei quantas cenas, para não dizer, desde o meio do filme. A escolha dos actores é claramente muito cuidada, já em Get Out, Betty Gabriel... uau, a cena no, no, no, nonononononono, NO, é daquelas que deveria passar em todos os cursos de interpretação, se fosse professora diria: ora bem moços, a excelência é isto!
O género de filmes que Peele faz parece uma escolha estranha para um dos criadores de Key and Peele, contudo acho que faz todo o sentido, aconselho vivamente Psycho Clown dessa série, acho uma obra prima, bem como Country Music e Auction Block. 

Ao longo da semana, enquanto costurava, fui ouvindo/vendo a última temporada da série The Crown, personagens reais, eventos reais sobre uma família real, tudo o resto é uma criação. O problema das monarquias é isto mesmo são uma criação, uma coisa irregular que quer regular. É uma série muito bem escrita, com muito bons intérpretes.

No sábado percorri uma parte do Percurso dos Pescadores, acompanhada de dois dos meus amores preferidos. Uma manhã maravilhosa. De tarde vimos Amsterdam, um filme esquisito, cheio de estrelas, tem coisas muito interessantes, mas é daqueles,  de que não sei o que dizer. 

Apesar de ter costurado bastante, ainda nada está terminado, incluindo o saco...